Hoje tivemos a visita do SEST SENAT com a sua Van da Prevenção de Acidentes para a entrega dos cartões de saúde aos nossos motoristas, esta ação é vinculada ao Ministério da Saúde e Governo Federal.
A Campanha foi lançada nesta semana, o Cartão de Saúde do Caminhoneiro (a), que será utilizado para registro das informações clínicas dos condutores pelos profissionais de saúde. Por ser uma categoria com perfil de trabalho itinerante, o documento chega para facilitar o acompanhamento de saúde dos caminhoneiros (as) em qualquer estabelecimento da Atenção Primária do país, seja público ou privado.
O objetivo é possibilitar a construção de uma política de acesso e coordenação do cuidado em âmbito nacional para populações itinerantes por meio de acesso universal e em tempo oportuno ao usuário, independentemente do seu endereço físico, bem como ampliar o acesso e qualificar o cuidado continuado dos caminhoneiros nas unidades de saúde.
Pelo documento, o (a) motorista (a) é orientado a cuidar melhor da sua saúde com dicas de alimentação balanceada e como adotar um estilo de vida saudável, mesmo estando a maior parte do tempo na estrada e longe de casa. Juntamente com os profissionais de saúde, o (a) condutor (a) consegue acompanhar a avaliação do seu estado de saúde, como verificação de pressão arterial e peso, medicamentos em uso e a lista das vacinas já realizadas.